terça-feira, 18 de março de 2008

Contatos imediatos de terceiro grau

Ao contrário do que pode parecer, dessa vez, não irei escrever sobre seres extra-terrestres, ovnis, abduções e lavagens cerebrais interestelares. Pode ser que futuramente dedique uma treta especial à tal assunto. Hoje não. Falarei, sim, de contatos imediatos de terceiro grau, ou seja, o contato por e-mail e/ou artifícios tecnológicos. Pode-se denominar como contato imediato de primeiro grau, aquele em que temos total visualização do receptor, onde podemos verificar suas emoções singulares através do visual. I-Phones e vídeo conferência não valem. O telefone desponta como um contato imediato de segundo grau, onde há uma comunicação (pais de adolescentes e companhias telefônicas que o digam), porém não há a visualização. A mímica e sinais de fumaça fazem parte dessa mesma denominação. Possui um elemento, mas o outro é inexistente. Para o terceiro tipo de contato imediato, temos o e-mail, Msn e, por que não, o finado Icq.
O terceiro tipo é, infelizmente, o que mais cresce ao redor do mundo. Obviamente, diriam todos. É mais barato. Seguindo uma denominação popular, "é barato, tá valendo". Porém, uma vez já foi dito por um sábio que o barato, além de ser louco e o processo, lento, pode também nos custar caro. Hoje, a maioria dos problemas é resolvido por intermédio do computador. Sua empresa está passando por situações difíceis com clientes devido um equívoco seu? Pra quê ligar se é possível enviar um e-mail?! Isso poupa os ouvidos da bronca. É muito mais cômodo. Com certeza, a resposta virá em caixa alta, como se o cliente estivesse gritando, espumando de tanta raiva bem na sua frente. Só é necessário visualizar a cena.
Não sou conservador, muito menos o Papa Bento XVI a ponto de indicar a tecnologia como o mal do milênio, mas acredito que nada substitui uma boa conversa. Ainda mais se vier acompanhada de uma cerveja bem gelada.
Iminentemente, as pessoas acabam atrofiando sua capacidade de comunicar-se pessoalmente. Péssimo para uma sociedade que antes mesmo do advento tecnológico já vinha cambaleando com a falta de diálogo.

3 comentários:

Unknown disse...

É verdade, cada vez mais as pessoas se falam menos(ao vivo)...tudo isso em decorrência da tecnologia que cresce e nos surpreende a cada dia que passa.
Mas se é para o bem da humanidade,ok !
Pode-se notar que essas conversas virtuais tbm tem suas vantagens, pois quem dera numa discussão mais acalorada se chega as vias de fato, tomar ou dar uma porrada na tela do monitor??!!, mais gastos para quem decidir realizar tal ato.
Ainda hei de ficar milionário, pois inventarei e patentearei o msnbotecomessenger, assim o hábito de tomar uma gelada enquanto se troca uma idéia não irá morrer !!!
hahaha
que comentário... =/

Gabi Fofonka disse...

Senti uma alfinetada no Sibemberg!

Sempre boas tretas!!!

Felipe S. Decker disse...

mein got
eehueauahue
seguindo tua lógica,tu deveria então fazer um discurso em público sobre isso. Escrever em blog também é terceiro grau.